PLANO DE FORMAÇÃO

Plano de Formação
Região Norte, Centro e Alentejo
formação.png

Descrição

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) representa uma pessoa coletiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica e sem fins lucrativos. Segundo os seus estatutos, tem por fins, entre outros: promover e desenvolver a inovação no âmbito da gestão hospitalar e das organizações de saúde em geral, bem como programas de formação a nível nacional e internacional, em colaboração com a Federação Europeia dos Hospitais e a Federação Internacional dos Hospitais.

Para o cumprimento destes fins, a APDH apoia e desenvolve iniciativas de formação-ação que contribuam para a melhoria dos cuidados de saúde e permitam responder adequada e atempadamente aos atuais desafios.

A APDH procurou nestes últimos anos focar-se nas áreas temáticas, identificadas como mais prioritárias no sector da saúde. Para tal tem vindo a trabalhar em proximidade, e a par das linhas estratégicas delineadas a nível nacional e junto dos profissionais de saúde no terreno, com os organismos centrais e regionais do Ministério da saúde, designadamente a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a Direção Geral da Saúde (DGS), através do seu Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) e as cinco Administrações Regionais de Saúde.

Em alinhamento com esta conjuntura, entre 2012 e 2019, em estreita colaboração protocolada com as entidades acima referidas, foram executadas um total de 59 ações de formação nas áreas da segurança do doente, contratualização nos serviços de saúde, saúde mental e comunicação em saúde. Destas beneficiaram mais de 1.150 profissionais de saúde, provenientes de organizações de saúde, a nível hospitalar e dos cuidados de saúde primários, de norte a sul do país, incluindo a Região Autónoma dos Açores, resultando num volume total de mais 28 500 horas de formação.

A APDH pretende dar continuidade ao Plano de Formação 2020-2021, sob os protocolos estabelecidos com a DGS, ACSS e ARS, e os referenciais de formação submetidos conjuntamente à tutela e por esta homologados.

As formações serão realizadas, sem exceção, na Região Norte, Centro e Alentejo. A participação é gratuita, mas não dispensa o cumprimento do seguinte requisito obrigatório: ter vínculo a uma organização de saúde, independentemente da região onde esta se situa.

Atualmente ainda está a ser preparado o cronograma de realização do novo Plano de Formação 2020-21 e assim que oportuno publicaremos as datas e local de realização. Caso tenha já efetuado a sua pré-inscrição, rececionará um email com esta informação e link de acesso para finalizar inscrição.

Efetue a sua pré-inscrição aqui.


Plano Formativo 2020-21

Ações

Carga horária

Compreender e Gerir a Segurança do doente na prestação dos Cuidados Hospitalares

14h

Reconciliação Terapêutica - Uma Ferramenta para a Segurança do Medicamento

14h

Responsabilidade Jurídica Civil e Enquadramento Jurídico da Segurança do Doente 

14h

Consentimento informado e Directivas Antecipadas de Vontade - Testamento Vital

14h

Regulamento Geral de Proteção de Dados na Saúde

14h

Comunicar em Segurança do Doente

14h

Envolvimento do doente na segurança do doente

14h

Trigger tool para Eventos Adversos: Uma Ferramenta em Equipa nos Hospitais

14h

Medir para Mudar - Indicadores de Segurança do Doente

14h

Compreender e Gerir a Segurança do Doente nos Cuidados de Saúde Primários

14h

Trigger Tool (GTT) para Eventos Adversos: Uma Ferramenta em Equipa nos CSP

14h

Programa de Desenvolvimento de Lean na Saúde

7h

Capacitação e Participação do Doente para a melhoria da segurança dos cuidados de saúde

14h

Contratualização Interna

14h

Contratualização nos Cuidados de Saúde Primários

14h

Técnicas de Negociação

14h

Introdução à Gestão de valor nos cuidados de saúde

14h