DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO DOENTE 2020

Dia mundial da Segurança do Doente 2020
Geral 2020-09-17
Patient Safety Day 2020_site.jpg

A APDH assinala hoje a comemoração do Dia Mundial da Segurança do Doente e apoia a ideia de que a Segurança do Profissional de Saúde é uma Prioridade para a Segurança do Doente.

A pandemia da COVID-19 revelou os enormes desafios e riscos que os profissionais de saúde enfrentam a nível mundial, incluindo infeções associadas aos cuidados de saúde, violência, estigma, distúrbios psicológicos e emocionais, doenças e até mesmo a morte. Além disso, o trabalho em ambientes stressantes torna os profissionais de saúde mais propensos a erros que podem vir a causar danos aos doentes. Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) marcou o tema do Dia Mundial da Segurança do Doente de 2020: Health Worker Safety: A Priority for Patient Safety.

Assinalamos algumas iniciativas comemorativas:

  • Evento Virtual Global “One world: Global solidarity for health worker safety and patient safety”, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 17 de setembro de 2020, às 13:00. Registo: https://bit.ly/3lTdU6k
  • Webinar “The Importance of Human Factors in Preventing Harm and Protecting Workers”, organizado pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care), 17 de setembro de 2020, às 17:30. Três dos principais especialistas mundiais em Fatores Humanos irão partilhar consigo a importância destes fatores na melhoria da segurança dos profissionais de saúde e dos doentes. O webinar será moderado por Eric de Roodenbeke, CEO da Federação Internacional dos Hospitais (IHF). Registo: 
  • Publicação do Relatório da IHF e ISQua “IHF Health Services Patient Safety: A Priority with Multiple Dimensions”, que inclui o contributo de Portugal: https://www.apdh.pt/noticia/83

Para saber mais sobre a iniciativa da OMS consulte https://www.who.int/campaigns/world-patient-safety-day/2020

Outras Notícias
APDH - Páscoa 2024.png
Páscoa Feliz!
em 2024-03-27