Vencedores da 18ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde
                    Categoria de "Melhor Projeto"
Vencedor
Implementação da Cirurgia Fetal em Portugal - Unidade Local de Saúde de São José
O projeto de Cirurgia Fetal na Maternidade Alfredo da Costa é um marco na saúde fetal em Portugal. Implementado pelo Centro de Responsabilidade Integrado, oferece, pela primeira vez no país, resposta multidisciplinar ao diagnóstico e tratamento cirúrgico intrauterino. Destina-se a grávidas com patologias fetais complexas, visando melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dos recém-nascidos. Foca-se na equidade, formação das equipas e articulação em rede com outras instituições de saúde.
Menção Honrosa
Clinica de Atendimento Pre-Operatório - Unidade Local de Saúde S. José
A Clinica de Atendimento Pre-operatório (CAPO), emerge como proposta de resposta às etapas necessárias no percurso prévio à cirurgia, apostando numa redução de custos através de uma abordagem sustentada no modelo de value based health care, numa solução integrada e multidisciplinar de cuidados de saúde centrada no utente, que pretende melhorar a experiencia nos cuidados prestados assente na premissa de valorização da satisfação, humanização e proximidade com o doente.
Categoria de "Melhor Poster"
Vencedor
Projeto Cuidadores de Apoio ao Domicílio (CAD) – SESARAM, EPERAM - SESARAM, EPERAM
O Projeto Cuidadores de Apoio ao Domicílio (CAD), do SESARAM, EPERAM, criado com o Instituto de Emprego da Madeira no âmbito do QPE, visa formar cuidadores e apoiar utentes em alta clínica. Entre jul/2021 e jul/2022, 33 cuidadores assistiram 48 utentes, promovendo a recuperação em casa e adiando institucionalizações. O projeto teve impacto positivo na saúde, qualidade de vida, alívio da sobrecarga familiar e gestão hospitalar. Dada a sua eficácia, o CAD será expandido na Legislatura 2025-2029, integrando o Programa do XVI Governo Regional da Madeira.
Menção Honrosa
INform INvolv INprove - Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira
INform INvolv INprove é um projeto de comunicação estratégica de melhoria contínua na área do controlo da infeção, que promove o envolvimento dos profissionais na melhoria dos cuidados. Assente num boletim mensal com indicadores e propostas de ação adaptadas ao contexto, integra monitorização, formação e feedback regular. Funciona como ferramenta de apoio à decisão, com impacto na segurança do doente e no desenvolvimento do capital humano.