JOÃO QUEIROZ E MELO

Orador
João Queiroz e Melo
fotoJQM.jpg
Nota Curricular

João Queiroz e Melo é médico cirurgião geral e cardíaco, e foi responsável, em 1986, no Hospital de Santa Cruz, pela realização do primeiro transplante de coração em Portugal. Em reconhecimento por este feito, foi condecorado com a Ordem Militar de Sant'iago da Espada, em 1988, e, mais tarde, em 2005, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Exerceu a sua atividade em vários hospitais portugueses, bem como em instituições de referência no Reino Unido , nos Estados Unidos da América, Holanda e Itália.. No seu percurso destaca-se a operação cardíaca realizada ao antigo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Entre os cargos que ocupou, contam-se a presidência do Instituto do Coração, do Centro de Criobiologia Cardiovascular, do Instituto de Tecnologia Biomédica e do Conselho de Administração do Hospital de Santa Cruz. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida no 1º mandato e no presente, o 6º.

Recebeu diversas distinções, entre as quais o Prémio José Carlos Belchior (1987), o Prémio Nacional de Saúde (2017) e, mais recentemente, a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde (2025), em reconhecimento pelo seu contributo para o setor da saúde — tanto enquanto cirurgião cardíaco como, posteriormente, como defensor da sustentabilidade ambiental na área da saúde.

Neste domínio, é cofundador do Conselho Português Saúde e Ambiente e, desde 2010, tem desenvolvido trabalho de investigação, divulgação e educação sobre sustentabilidade ambiental em saúde. É autor do livro Cuidados de Saúde e Ambiente – Uma Verdade Incómoda, publicado pela editora Principia.

Outros Eventos