Webinar "A evidência da higiene das mãos para controlo da infeção"
Enquadramento
A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) em parceria com a FDC Consulting e a HealthNews, promove no dia 7 de maio de 2024 (17h30 -19h00) um Webinar subordinado ao tema "A evidência da higiene das mãos para controlo da infeção". A iniciativa surge no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se comemora a 5 de maio de 2024.
Os dados disponíveis mostram que o cumprimento das recomendações no que diz respeito à higiene das mãos durante a prestação de cuidados de saúde continua a ser insuficiente em todo o mundo, com uma média de níveis de cumprimento nas unidades de cuidados intensivos até 2018 de 59,6%, e diferenças extremas entre países de elevado rendimento e baixo rendimento (64,5% vs 9,1%).
Em cada 100 doentes internados em unidades de cuidados intensivos, sete doentes, nos países de elevado rendimento (HIC), e 15 doentes, nos países de baixo e médio rendimento (LMIC), irão contrair pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde durante a sua estadia no hospital.
A maioria das organizações de cuidados de saúde tem um nível intermédio ou superior de implementação da higiene das mãos, para o qual o financiamento dos cuidados de saúde e o nível de rendimento do país são fatores importantes.
A maioria das IACS pode ser prevenida através da higiene das mãos efetuada no momento correto.
As Diretrizes da OMS descrevem as recomendações de higiene
das mãos nos cuidados de saúde e são complementadas pela estratégia de melhoria
da higiene das mãos multimodal da OMS, o Guia de implementação e um conjunto de
ferramentas de implementação, que contém muitos instrumentos práticos prontos a
utilizar.
A estratégia de melhoria multimodal da OMS demonstrou ser a abordagem mais eficaz que conduz a melhorias nas práticas. Os programas de melhoria da higiene das mãos podem prevenir até 50% das infeções evitáveis adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde e gerar poupanças económicas, em média, 16 vezes superiores ao custo da sua implementação.
São objetivos do Dia Mundial da Higiene das Mãos (organizado pela OMS):
· Reforçar a aprendizagem para permitir a implementação de formação inovadora e eficaz para capacitar os trabalhadores do sector da saúde a melhorar a higiene das mãos e o controlo da infeção no local de prestação de cuidados com conhecimentos, competências e comportamentos melhorados.
· Promover o acesso a recursos inovadores de formação em higiene das mãos e o controlo da infeção para os profissionais de saúde.
· Sensibilizar para a importância dos conhecimentos e da aprendizagem sobre a higiene das mãos nos momentos certos para prevenir uma série de doenças infeciosas.
· Incentivar mecanismos de medição e avaliação para avaliar o impacto da formação e da educação sobre as normas e práticas de controlo da infeção, nomeadamente a higiene das mãos, incluindo o seu efeito na prevenção das IACS e da RAM.
Cerca de 5 milhões de infeções ocorrem anualmente nos hospitais europeus, o que representa mais de 25 milhões de dias de hospitalização e um encargo económico de 13-24 mil milhões de euros.
Cerca de 70% dos profissionais de saúde não praticam rotineiramente a higiene das mãos, tendo estes profissionais relatado mal-entendidos sobre a relevância e a importância da higiene das mãos na prática clínica quotidiana.
As infeções do local cirúrgico são o tipo de infeção mais frequente nos países de baixo e médio rendimento, com uma incidência conjunta de 11,8%, em comparação com 1,2-5,2% nos países desenvolvidos.
Porque é que a partilha de conhecimentos sobre a higiene das mãos continua a ser tão importante? Porque ajuda a impedir a propagação de germes nocivos nos cuidados de saúde.
Consulte aqui links de referência:
Os participantes poderão assistir ao Webinar através:
Programa
17h30 – Abertura e Boas-Vindas APDH
Margarida Eiras, Vogal da Direção da APDH
Moderação: Marina Caldas
Andreia Cavaco, Institute for Healthcare Improvement
Inês Leitão, Unidade Local de Saúde de Santa Maria
Elena Noriega, Direção Geral da Saúde
Isabel Veloso, Unidade Local de Saúde de Braga
Intervenientes
Andreia Cavaco
OradoresElena Noriega
OradoresInês Leitão
OradoresIsabel Veloso
OradoresMargarida Eiras
OradoresMarina Caldas
ModeradoresCondições e Inscrições
A inscrição é gratuita mas obrigatória (notamos que esta inscrição, pressupõe um passo prévio que implica o registo no site da APDH).
Localização
Poderá assistir ao Webinar através: