COMUNICAÇÃO DE RISCO DE EMERGÊNCIA

Comunicação de Risco de Emergência
30 de abril de 2021 Evento online Plataforma Webex
Banner Webinar_Comunicação de Risco de Emergência.png
Enquadramento

O surto pandémico SARS-CoV-2 assola o mundo vai para mais de um ano e mantém o padrão de incidência elevada e alterna, entre países e regiões continentais, não dando sinais de abrandar fora da efetividade das medidas de proteção individual e coletiva e de  prescrições fortemente restritivas da liberdade pública, apesar mesmo do inédito advento científico da geração de imunidade por vacina.
A resposta a situações de crise de saúde pública assenta na rápida tradução da evidência científica de práticas e políticas informadas, complexa e a fresco, que não minimiza a incerteza, a infodemia e a competição entre os objetivos da saúde e da economia.
Apesar de todos os sistemas nacionais conhecerem a importância da comunicação de risco de emergência na vigilância e controlo epidemiológico do surto, de participação individual, de grupo e da sociedade, a mesma tem-se revelado de eficácia limitada.
A atual fase de desconfinamento em Portugal carateriza-se por uma implementação por etapas, de avanço ou retrocesso, concelho a concelho, baseada na incidência acumulada, desejavelmente baixa e moderada, a ser suportada pela comunicação de risco de emergência da COVID-19, de forma permanente.
A segunda edição do Webinar Conversas em Rede em Tempos de COVID-19 dedicado à comunicação em saúde debruça-se sobre a Comunicação de Risco de Emergência da COVID-19, no contexto da atual fase de desconfinamento, enquanto instrumento determinante para conquistar a confiança dos cidadãos e a máxima participação  da população, a integrar a totalidade dos serviços do sistema de saúde, a promover a prática da estratégia da comunicação assente na monitorização e avaliação a serem disponibilizas aos media e às redes sociais.

Destinatários

Profissionais de saúde, administradores hospitalares, docentes e discentes de ciências da saúde e da comunicação, profissionais da indústria farmacêutica, Associações de Doentes, Ligas Contra Doenças e Cidadãos.

Sem limite de participantes.

Programa

Duração: 1h30

Boas-vindas - APDH
António Santos | Vogal da Direção APDH

Moderação
Diana Mendes | Chefe de Divisão de Comunicação e RP | Direção-Geral da Saúde
    
Breve Comentário ao tema a discutir e apresentação dos intervenientes e posterior seleção das questões mais interessantes colocadas no chat e gestão das respostas juntos dos oradores e dos representantes dos doentes.

Oradores

Paulo Gonçalves | Vice-Presidente da Direção, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
Elsa Mateus | Presidente da Direção, Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas
José Ribeiro | Enfermeiro-Diretor do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Intervenientes
Diana Mendes.jpg
Diana Mendes
Moderadora
Elsa Mateus.jpg
Elsa Mateus
Oradora
José Ribeiro.png
José Ribeiro
Orador

Condições e Inscrições

A inscrição é gratuita. Mediante inscrição e participação neste webinar, será emitido um certificado de participação.

Apoios
Base Novartis.png
Outros Eventos