Ver Revista
O regresso das Parcerias Público-Privadas-PPP ao setor da saúde serve de mote para o Editorial desta edição, assinado pela direção da APDH, para se fazer uma análise sobre o percurso da sua evolução. Estando ainda em funcionamento uma PPP, desde o primeiro relançamento – no Hospital de Cascais – a ideia que fica é que, após as auditorias e as avaliações ao trabalho realizado e não existindo estabilidade política suficiente a situação ficou em stand by, até agora. O que se segue e em que moldes é o que esperamos para ver.
Análise
A Saúde Mental em Portugal está a deixar todos os setores preocupados: educação; meio laboral e saúde. Os dados comparativos com outros países europeus não nos podem deixar tranquilos e, por isso, O Hospital foi saber o que se passa na Ciência, com a evolução dos tratamentos para a doença de Alzheimer, e que trabalho de acompanhamento e investigação fazem as Irmãs Hospitaleiras no apoio a quem mais precisa, devido a problemas de saúde mental. Prometemos voltar ao tema!
Opinião
Um projeto preventivo no Alto Minho, que impede a cegueira junto dos mais desfavorecidos, foi o vencedor do Premio de Boas Práticas (PBP) de 2024. À frente da equipa está Sérgio Azevedo, o diretor do serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho que, neste artigo nos explica os dramas das populações que vivem em localidades “esquecidas” e de que forma se consegue impedir que o pior aconteça. A não perder!
Entrevista
Miguel Lopes, administrador hospitalar pela ENSP-NOVA e o atual presidente do Conselho de Administração da ULS do Alto Alentejo dá-nos a Grande entrevista nesta edição. Consciente dos desafios que enfrenta Miguel Lopes aposta em estabelecer parcerias, dentro e fora da ULS, para criar uma estrutura hospitalar que responda às necessidades de uma população dispersa e muitas vezes isolada.