EDIÇÃO Nº34

Ver Revista
Num momento social complicado, como o que se está a viver particularmente no setor da saúde, revisitar o livro De Alma a Harry, de Constantino Sakellarides, pode ser um bom exercício para se repensar o futuro. É o que tenta fazer a direção da APDH, no editorial deste número da revista O Hospital, numa altura em que o 46.º Congresso Mundial dos Hospitais vai juntar em Lisboa muita gente a falar de Saúde e do Futuro.
2023-10-26
CapaRevista34.png
Análise

DESTAQUE | Bem a propósito do momento político e social que atravessamos, o ex-secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, deixa nesta edição de O Hospital a sua reflexão sobre os hospitais do futuro, analisando questões que vão da organização dos serviços clínicos, passando pela gestão das pessoas e pela avaliação dos hospitais, até à era do digital e às respostas integradas, entre muitas outras questões relacionadas com o tema. CONGRESSO MUNDIAL DOS HOSPITAIS | A APDH colaborou desde o início de 2022 na organização do 46.º Congresso Mundial dos Hospitais, que decorre em Lisboa, entre 25 e 27 de outubro, com atividades pré-congresso, nos dias 23 e 24. Nesta edição da revista O Hospital, a APDH dá a conhecer os momentos mais importantes deste evento, onde são recebidos mais de 1.200 participantes da área da saúde de todo o mundo.

Opinião

INOVAÇÃO | A Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB) lança-nos o repto de consolidar uma aliança mais forte entre a saúde e a tecnologia. Nesta fase em que existe uma dialética salutar que pretende proporcionar melhorias na qualidade de vida e bem-estar da sociedade, “é necessário traçar estratégias de proximidade e colaboração entre a Medicina e a Engenharia, procurando um alinhamento entre a efetiva prática corrente e a inovação incremental ou disruptiva através da integração de profissionais que a promovem em equipas e projetos multidisciplinares da saúde”.

Entrevista

Ronald Lavater, Diretor Executivo da Federação Internacional dos Hospitais (IHF), concedeu-nos a Grande Entrevista em que analisa o propósito do 46.º Congresso Mundial dos Hospitais, a decorrer em Lisboa, assim como muitas questões fraturantes que estão na ordem do dia relativamente aos sistemas de saúde e aos hospitais europeus, nos seus diferentes pontos geográficos. A não perder.