DUQuE (Deepening our Understanding of Quality Improvement in Europe)
Descrição
O projeto de investigação desenvolvido pela APDH em parceria com a Sociedade Portuguesa para a Qualidade em Saúde (SPQS) (ao abrigo de um protocolo de colaboração) que foi financiado pela EU e obteve o alto patrocínio da Direção-Geral da Saúde, consiste num estudo transversal a 30 hospitais de 8 países participantes: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Polónia, Portugal, República Checa e Turquia.
O projeto DUQuE pretendeu recolher dados através de uma análise observacional de 240 hospitais europeus. Este projeto pretendeu “estudar a efetividade dos sistemas de melhoria da qualidade nos hospitais Europeus”, procurando comparar se aos esforços de melhoria da qualidade nos nossos hospitais e departamentos hospitalares estão associados a melhores resultados em termos de efetividade clínica, segurança do doente e resultados identificados pelos doentes. Neste sentido foi avaliada a relação entre os/a sistemas/gestão de melhoria da qualidade organizacional e cultura, o envolvimento dos profissionais e empowerment dos doentes e, a qualidade dos cuidados hospitalares (incluindo a efetividade clínica, a segurança e envolvimento dos doentes).
No dia 17 de dezembro de 2012 realizou-se em Berlim a Conferência Final do projeto, a qual finalizou e confirmou o sucesso da execução deste projeto internacional, constatando-se a adesão da quase totalidade dos hospitais até à data de encerramento dos trabalhos. O sucesso deste projeto internacional apenas foi possível graças à valiosa colaboração dos 30 coordenadores hospitalares a nível nacional que, com grande empenho e boa vontade, envidaram esforços no sentido da sua plena realização.
A Conferência teve como objetivo a apresentação dos resultados e a sua análise e discussão num fórum aberto a todos os participantes. Foi igualmente comunicado o acesso à plataforma de “benchmarking”, por todos os hospitais envolvidos no projeto, que permite comparar os dados de cada um dos hospitais face aos restantes do seu grupo, além de que teve como principal objetivo a comunicação aos participantes dos resultados do projeto. Esta ferramenta permite aos hospitais fazerem “download” de gráficos e tabelas sendo, que ao nível interno, constitui uma oportunidade de identificação de áreas de melhoria continua.
Como resultado final deste projeto internacional, em abril de 2014, foram publicados 12 artigos científicos e 2 editoriais no “International Journal for Quality in Healthcare” e um Guia Prático com base na evidência e nos resultados do Projeto DUQuE, para avaliação e melhoria da qualidade e segurança nos Hospitais - dirigido a gestores/administradores e dirigentes clínicos.