Posters científicos Portugueses premiados no 47.º WHC Brasil II

Foi também distinguido o Projeto Toward Greener Endoscopy: Impact of a Sustainability Intervention on the Carbon Footprint and Processing Expenses of the Endoscopic Waste, como Honourable Mention Award Track 5, Sustainability, que se destacou por ter incidido sobre o facto de a endoscopia ser o 3º maior gerador de resíduos biológicos devido ao uso de materiais de uso único, grande volume de procedimentos e gestão inadequada de resíduos. Este estudo prospetivo e interventivo teve como objetivo comparar a pegada de carbono, os custos de processamento de resíduos e a quantidade total de resíduos endoscópicos antes e após uma intervenção realizada na unidade de Técnicas de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria. A intervenção consistiu em uma ação de sensibilização para corrigir erros na segregação de resíduos e promover a reciclagem.
Foram autores deste projeto, desenvolvido na Escola Nacional de Saúde Pública e na ULS Santa Maria, Lisboa, Portugal, Marta Dias Blanco, Silvia Lopes, Susana Martins e João A. Cunha Neves.
Legenda foto: Marta Blanco, autor principal do póster científico, recebeu o prémio em representação do grupo.
Contactos dos atores: Marta Dias Blanco (mso.dias@ensp.unl.pt), Silvia Lopes (silvia.lopes@ensp.unl.pt), Susana Martins (susana.pombo@chln.min-saude.pt), João A. Cunha Neves (joaoacunhaneves@gmail.com)