APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA CANDIDATURA “UM JARDIM PARA TODOS”

  • Início
  • Notícias
  • Apresentação pública da candidatura “Um Jardim para Todos”
Apresentação pública da candidatura “Um Jardim para Todos”
Geral 2022-02-24
Um Jardim para Todos_convite.jpg

A apresentação pública da candidatura Um Jardim Para Todos terá lugar na sexta-feira, dia 25 de fevereiro, das 16:00 às 20:00, no Jardim da Cerca da Graça. Será servido um Cocktail/tea e Música Ambiente para Plantas e Pessoas com o DJ Arrlomp.

A candidatura Um Jardim Para Todos foi apresentada no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. 

O objectivo principal do projeto é o de transformar o Jardim da Cerca da Graça, que pretence à Freguesia de S. Vicente em Lisboa, num espaço para a promoção da qualidade de vida e da saúde das populações numa visão integrada da sua função, e assim, procurar responder às necessidades de grande parte da população local que, na maioria, reside em habitações exíguas, com pouca ventilação e sobrelotadas e onde os mais vulneráveis se vêm privados de uma alimentação mais saudável e da possibilidade de usufruir de atividades gratuitas ao ar livre.

A sua concretização compreende quatro objetivos específicos:

  • Desenvolver o nível de informação, de participação, de engajamento e de sentido de pertença do Jardim, por parte da população, de forma progressiva e metódica em todas as etapas de implementação do projeto.
  • Explorar as potencialidades do Jardim de forma a estimular e a potenciar, qualitativa e quantitativamente, o usufruto do espaço pela população de modo a que esta possa passar mais tempo ao ar livre com maior conforto e mais segurança seja a nível pessoal, familiar ou coletivamente, respeitando as contingências em vigor.
  • Criar um espaço de educação agro-alimentar para sensibilizar e fomentar bairros mais sustentáveis e resilientes através de um programa educativo do Jardim.
  • Informar e implementar soluções práticas para influenciar os comportamentos e assegurar o respeito das normas de segurança em vigor de acordo com as indicações da DGS com aconselhamento por parte de entidades de saúde competentes.

Além de apresentar o projeto à comunidade, será divulgado calendário de eventos para os próximos meses e lançadas algumas iniciativas do projeto: uma atividade de pintura livre em muro de ardósia, a disponibilização de uma caixa de sugestões no Jardim e um desafio fotográfico mensal.

Promovido pela Associação Cozinha Popular da Mouraria, o conjunto de parceiros inclui, entre outros, a APDH, Cooperativa Btuin; a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de São Vicente; e voluntários em nome individual que acrescem competências técnicas e específicas em domínios do desenvolvimento e operacionalização do mesmo. 

Outras Notícias
APDH - Páscoa 2024.png
Páscoa Feliz!
em 2024-03-27