EXPERIÊNCIAS NA ERA COVID-19: RESILIÊNCIA, SINGULARIDADE E DETERMINAÇÃO

  • Início
  • Notícias
  • Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação
Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação
Geral 2021-12-20
Experiências_imagem_notícia.jpg

Conheça aqui a publicação digital "Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação".

A pandemia por COVID-19 implicou que em 2020 não se realizasse a edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde®. Esta conjuntura colocou à prova as nossas capacidades coletivas e individuais e impôs a todos, sem exceção, a necessidade de desenvolver novas práticas e comportamentos emergentes para adequação às atuais circunstâncias.

Neste contexto pareceu importante às entidades promotoras desta iniciativa – a APDH, a DGS, a ACSS e as cinco Administrações Regionais de Saúde e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores - lançar um repto a todas as Instituições, profissionais e equipas de saúde de Instituições de Serviço Nacional de Saúde a apresentarem Experiências que tivessem emergido em resposta aos atuais desafios impostos pela Pandemia.

Como resposta a este desafio, mesmo num momento tão crítico, registámos com grande satisfação uma adesão que superou todas as expectativas, tendo sido submetidas 62 candidaturas de 43 instituições de saúde, de Norte a Sul de Portugal Continental, incluindo as regiões autónomas. Destas, foram apuradas 15 Experiências finalistas, divulgadas nos sites das entidades promotoras e posteriormente colocadas à votação do público. A experiência mais votada foi “Padrões de Qualidade nas Clínicas Virtuais – Consulta Virtual de Oftalmologia na era COVID-19 do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte”, com 5.658 votos de um total de 21.508 votos.

Perseguindo este propósito, contámos ainda com o contributo de todas as entidades parceiras desta iniciativa, as quais deixaram registado o seu testemunho ao longo da publicação.Por último, pretendeu-se ainda, prestar uma homenagem a todos os profissionais e instituições de saúde, sem exceção, pela grande dedicação e esforço demonstrados, a qual se traduziu nesta publicação digital, que pretende preservar para memória futura o que de bom se faz no Serviço Nacional de Saúde, pela apresentação das 15 experiências.

Outras Notícias
APDH - Páscoa 2024.png
Páscoa Feliz!
em 2024-03-27