DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE 2021

Dia Mundial do Dador de Sangue 2021
Geral 2021-06-14
WBDD_1170x671.png

A APDH assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue, comemorado anualmente a 14 de junho, data do nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O Dia Mundial do Dador de Sangue pretende aumentar a sensibilização global para a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusão e para a contribuição crítica que os dadores de sangue voluntários e não remunerados fazem, para os sistemas nacionais de saúde.

Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) marcou o dia com o tema “Give blood and keep the world beating”, com uma campanha focada no papel dos jovens na garantia de um fornecimento de sangue seguro. Os jovens formam um grande setor da população em muitas sociedades e estão geralmente cheios de idealismo, entusiasmo e criatividade.

“A cada poucos segundos, alguém, algures, precisa de sangue.”

Pode confirmar a reserva atual de sangue em http://dador.pt/compatibilidades-sanguineas e encontrar as sessões de colheita de sangue nos próximos dias em http://dador.pt/onde-dar/lista-de-recolhas

Para saber mais sobre a campanha e atividades da OMS consulte https://www.who.int/news-room/events/detail/2021/06/14/default-calendar/world-blood-donor-day-2021

Outras Notícias