Webinar "Que Sistema Local de Saúde?"
Enquadramento
Os Sistemas Locais de Saúde previstos no Estatuto do SNS configuram “a obtenção de ganhos em saúde da população numa lógica de proximidade e trabalho em rede, de integração de cuidados e de foco na melhoria do bem-estar das pessoas”, protagonizando e esperada integração dos níveis de cuidados com primazia para o papel da comunidade local na promoção da saúde.
O debate gerado em torno da estrutura do SNS com novas ULS, modelo de abrangência e evolução das USF, partilha e/ou transferência de competências das ARS para as Autarquias e CCDR, suscita-nos a pergunta que procuraremos debater: Que Sistema Local de Saúde? analisando diferentes perspetivas sobre o modelo de governação, respetivos instrumentos e propostas para futuro.
É neste contexto que a APDH organizou com o apoio da SINASE e, em colaboração com a FDC Consulting, o 3º debate no âmbito das Conversas em Rede, no dia 18 de abril, às 18h30.
Programa
Abertura: Ana Escoval, APDH, Vogal e Administradora Hospitalar – "Sistema Local de Saúde: a origem"
Moderação: Marina Caldas,
Adelaide Belo – Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna, ULS Litoral Alentejano - "A ULS como solução do sistema local de saúde, o que falta?"
Paulo Gonçalves Assessor da Vice-Presidente, Câmara Municipal da Maia, Emília Santos – "Soluções integradas de saúde local: O Parque de Saúde e Bem-Estar da Maia"
Miguel Cabral – Médico Assistente em Saúde Pública, Gestor PLS Maia/Valongo, OM – "O Plano Local de Saúde"
Teresa Magalhães — Professora Auxiliar Convidada, ENSP – "O Centro de Saúde Digital"
Reveja o webinar no Facebook ou no Canal de Youtube da APDH.
Leia aqui a notícia do media partner da APDH.
Apoio: