ENCONTRO DA 14ª EDIÇÃO DO PBPS

Encontro da 14ª Edição do PBPS
22 de novembro de 2021 Evento Online
LogoPBPred.png
Enquadramento

O Prémio de Boas Práticas em Saúde® (PBPS), promovido desde 2006, é uma iniciativa organizada pela APDH, Direção-Geral da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, IP, as cinco Administrações Regionais de Saúde, e nas últimas edições também com a colaboração da Direção Regional de Saúde dos Açores e da Secretaria Regional de Saúde da Madeira, abrangendo todo o território nacional.

O PBPS tem como principal objetivo dar a conhecer as boas práticas em saúde a nível nacional, no âmbito da qualidade e inovação, com vista a replicar as mais-valias para o bom desempenho do Sistema de Saúde.

O PBPS é hoje uma marca nacional registada, amplamente reconhecida pelos serviços de saúde em todo o território nacional, reconhecida internacionalmente, mas sobretudo representa um símbolo da capacidade mobilizadora dos profissionais de saúde e do setor social, que se articulam com a saúde, expressa nas dezenas de projetos candidatos ao Prémio anualmente.

A edição do ano de 2021 centra-se na temática da “SNS em Transformação: Boas práticas em tempos de Pandemia”, com foco nos seguintes subtemas:

1. Transformação estrutural e organizacional
2. Profissionais de saúde
3. Tecnologias de informação e digitais
4. Acesso do cidadão, incluindo grupos vulneráveis e de risco
5. Prevenção e promoção da saúde pública
6. Qualidade e segurança do doente.

Os projetos candidatos são submetidos a um rigoroso processo de avaliação, composto por várias fases, através do qual os mais pontuados serão nomeados e convidados pela Comissão Organizadora a apresentação pública, na categoria a “Melhor Projeto” e/ou convidados a apresentar poster científico, na categoria a “Melhor Poster”, no Encontro Boas Práticas em Saúde, este ano na sua 14.ª edição.

Para obter mais informações consulte o site do PBPS em www.boaspraticasemsaude.com

Destinatários

Dirigentes da Saúde, Administradores Hospitalares, Médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos, Técnicos Superiores de Saúde, de Diagnóstico e Terapêutica e de Serviço Social, Nutricionistas, Psicólogos, e profissionais de outras áreas científicas integradas nos serviços de saúde; Académicos da Universidade e do Politécnico, Investigadores, Estudantes de licenciaturas e pós-graduações, das Ciências da Saúde Sociais, Representantes da Indústria Farmacêutica e de Tecnologia de Saúde; Dirigentes da Hospitalização Privada, das Misericórdias, Mutualidades, IPSS, Cruz Vermelha Portuguesa, Forças Armadas; Associações de Doentes, Ligas Contra Doenças e de Amigos de Hospitais e Serviços de Saúde, Cidadãos e Voluntários da Saúde.

Programa

09h30-10h00 | Sessão de Abertura

10h10-11h00 | MESA 1

Moderador: António Leuschner, Conselho Geral APDH
Júri: Manuel Lopes, Lúcio Meneses, Rui Gomes

10h10-10h20 | “Reabilitação Respiratória Pediátrica em Contexto de Pandemia – Telecinesiterapia Respiratória & Visitação Domiciliária”, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel - Maria Elisabete Lima

10h20-10h30 | “Teleconsulta na Neurorradiologia de Intervenção – a encurtar distâncias e a potenciar conhecimento”, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho - Manuel Ribeiro

10h30-10h40 | “Gestão Integrada de Pacientes COVID Com Insuficiência Respiratória Grave – Uma Estratégia de Redução da Necessidade de Leitos de Cuidados Intensivos”, Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães - Pedro Guimarães Cunha

10h40-10h50 | “Abordagem multidisciplinar da insuficiência respiratória aguda no internamento COVID19 – Ventilação não invasiva (VNI) e oxigénio nasal de alto fluxo (ONAF) em Unidade de Isolamento de Doenças Infeciosas (UIDI), como forma de rentabilizar recursos e melhorar a eficiência das estruturas”, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - Joana Vaz da Cunha

10h50-11h10 | Discussão dos projetos apresentados
 
11h10-11h20 | Intervalo

11h20-11h55 | Apresentação de Posters Científicos

Moderadora: Margarida Eiras, Vogal Direção APDH
Júri: Ana Cristina Bastos, Rui Lourenço, Daniela Maia

11h20-11h23 | “Dividir equipas, multiplicar segurança - projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem em contexto pandémico”, Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil – Joana Mota e Branca Carrito

11h23-11h26 |“iURGÊNCIA – iniciativa, contacto, proximidade”, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – Claúdia Lampreia e Odília Neves

11h26-11h29 | “Programa de acompanhamento dos profissionais de saúde incluídos no plano de vacinação contra a COVID-19 do IPO de Coimbra”, Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil –  Ana Pais, Branca Carrito, Rui Soares, Filipa Freitas Carlos Codeço, Diogo Laertes

11h29-11h32| “Programa de reabilitação cardíaca em tempos de pandemia”, Centro Hospitalar Universitário do Porto – José Preza Fernandes

11h32-11h35 | “Tratamentos Via Verde – Hospital de Dia de Hemato-Oncologia”, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – Helena Xavier

11h35-11h38 | “Atendimento Enfermagem Covid-19, um serviço de saúde à distância”, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Sara Santos

11h38-11h55 | Apreciação global do Júri


12h10-13h10 | MESA 2

Moderador: Pedro Sá Moreira, SPMS
Júri: José Moniz, Ana de Freitas, José Carlos Queimado

12h10-12h20 | “Conceção e materialização de uma nova Unidade de Cuidados Intensivos dedicada a doentes COVID 19 Um exercício de gestão com reorganização de recursos e alteração de conteúdos funcionais", Centro Hospitalar Universitário do Porto – Elizabete Neutel

12h30-12h40 | “Em tempos de pandemia Reinventemo - nos Programa de visitas virtuais do IPO Coimbra", Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil  – Piedade Leão

12h40-12h50 | “Programa de Dispensa de Medicamentos em Proximidade CHULC”, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – Raquel Chantre

12h40-12h50 | “Sistema de rastreabilidade têxtil”, Centro Hospitalar Universitário de São João – André Sardinha

12h50-13h10 | Discussão dos projetos apresentados

13h10-14h10 | Almoço livre

14h10-14h50  | Apresentação de Posters Científicos
 Moderadora: Margarida Eiras, Vogal Direção APDH                         
 Júri: Ana Cristina Bastos, Rui Lourenço, Ana Dias

14h10-14h13 | “Covid-19 no Contexto de Saúde Escolar”, ACeS Tâmega III - Vale Sousa Norte  – Diana Guimarães

14h13-14h16 | “Abordagem Terapêutica à Pessoa com Ostomia Respiratória na Comunidade”, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel  –  Maria Elisabete Lima e Rafaela Almeida

14h16-14h19 |“Equipa de Intervenção Psicossocial – EIP COVID-19”, SESARAM – Sara Ferraz

14h19-14h22 | “Centros de Vacinação COVID-19 (CVC)”, ACES Loures-Odivelas – António João Alexandre

14h22-14h25 |“Rastreio populacional do cancro do cólon e reto em tempo de pandemia”, USF Progresso e Saúde – Tocha – Tania Monteiro Ferreira

14h25-14h45 | Apreciação global do Júri

14h55-15h40 | Mesa 3  

Moderador: Artur Vaz, Presidente AG da APDH
Júri: Ana Clara Silva, Sofia Ribeiro, Alexandre Rodrigues

14h55-15h05 | “/delete COVID”, ACES Pinhal Litoral – Tiago Gabriel

15h05-15h15 | “ABC COVID-19”, Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, AD-ABC – Nuno Marques

15h15-15h25 | “Via Verde Covid – Ambiente Escolar (VVCAE)”, USP de Matosinhos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos – Diogo Queiroz e Almeida

15h25-15h35 | “A importância da multidisciplinaridade e da adaptabilidade nas equipas de resposta à pandemia da COVID-19 no Alentejo Central”, ACES Alentejo Central – Vera Leal Pessoa

15h35-15h55 | Discussão dos projetos apresentados

15h55-16h05 | Intervalo

16h05-17h45 | Conferência “Desafios e Oportunidades em Tempos de Pandemia”
                                    André Peralta-Santos, Consultor de Epidemiologia, Direção-Geral da Saúde

17h45-18h15 | Sessão de Encerramento e Comunicação dos Vencedores


Condições e Inscrições

A inscrição é gratuita mas obrigatória através do formulário de inscrição disponível na barra azul desta página.

Efetue o login para aceder à sua área reservada ou registe-se caso não esteja registado.

Mediante inscrição e participação neste evento, será emitido um certificado de participação.

Outros Eventos